Veja os benefícios das alcaparras e como usá-las.

Você já ouviu falar nas alcaparras? Se a resposta é não, não se sinta culpado por isso, já que estamos falando de uma planta que cresce na região do Mediterrâneo em continente europeu. Aqui no Brasil é mais fácil encontrar essa iguaria enlatada e condimentada já que não temos solo e clima apropriado para o seu plantio.

As alcaparras fazem parte da Dieta Mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis por diversos especialistas. Elas possuem inúmeros nutrientes e ainda conseguem oferecer um sabor delicioso a diversos pratos, principalmente peixes e saladas.

O que são alcaparras?

Alcaparras BenefíciosA alcaparra é um tipo de flor, um botão mais especificamente falando e desde os tempos antigos era apreciada pelos povos, especialmente pelos romanos. Eles a conservavam em sal e vinagre e assim era consumida. A árvore tem espinhos enormes, que podem chegar a um metro, mas a colheita do broto deve ser feita de maneira manual.

Após isso, os brotos ficam expostos ao sol enquanto tiver luz por um dia inteiro. Isso é feito para que a flor perca água. Na hora de comprar esse vegetal lembre-se que: quanto menor for o broto, mais saboroso ele é.

Alcaparras: Benefícios

Além de ter um sabor especial, as alcaparras conseguem oferecer diversos benefícios para a nossa saúde. Vejamos os principais:

1. São antioxidantes

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre os agentes antioxidantes. Eles tornaram-se essenciais e imprescindíveis na nossa alimentação. Há diversas vantagens em consumir alimentos ricos dessas substâncias como é o caso das alcaparras que possuem flavonoides: retarda o envelhecimento celular, reduz as chances da hipertensão arterial se manifestar e ainda diminui a incidência de câncer.

Uma célula cancerígena teve o seu DNA alterado e o papel do antioxidante é justamente impedir que essas mutações ocorram. Quando material genético muda e esse erro acompanha a multiplicação celular, o câncer acaba tomando forma.

2. Rica em ácido cáprico

Se você nunca ouviu falar nesse ácido, saiba que ele é muito importante para a nossa saúde. O ácido cáprico é um exemplo de triglicerídeo de cadeia média, ou seja, estamos falando de uma gordura saturada. Mas, ao contrário do que se pensa, nem toda gordura insaturada faz mal para o corpo.

Esse ácido, por exemplo, apresenta propriedades antibióticas e também ajudam a controlar a pressão alta. Ele aumenta os níveis do bom colesterol, o HDL, e reduz as taxas do LDL, considerado um colesterol ruim e causador de diversos males.

3. As alcaparras ajuda na prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma doença típica dos idosos, especialmente de mulheres na pós-menopausa. Durante a nossa vida, há um equilíbrio entre a construção e a destruição de células ósseas. Quando a pessoa tem osteoporose significa que a quantidade de células destruídas é maior que as construídas.

A alcaparra ajuda na prevenção dessa doença porque é rica em cálcio, um mineral essencial para a formação de ossos e dentes. Consumir alimentos ricos nessa substância é uma das recomendações dos profissionais.

Como consumir as alcaparras?

É possível fazer diversos pratos com as alcaparras que não devem ser consumidas logo após a colheita. Precisam ser curadas em sal e vinagre ou óleo por cerca de 5 anos para só então estarem prontas para o consumo.

alcaparras como usar

Caso você não encontre o broto, uma alternativa é o usar o óleo de alcaparra. Esse ingrediente é mais fácil de encontrar em lojas de produtos especializados e pode ser utilizado em saladas e diversos molhos. As alcaparras estão presentes em diversas receitas da cozinha italiana como a caponata e o espaguete.

Leia Também:

Óleo de abacate para que serve e benefícios.

Jiló Benefícios → Anemia, Mau hálito, Emagrece, Visão e Outros.

Maxixe: Benefícios → Diabetes, Osteoporose, Anemia, Pele e os Cabelos.

Você tem o hábito de comer alcaparras? Comente aqui o que você acha desse alimento e como gosta de prepará-lo!