Ágar Ágar: Benefícios e Como Usar.

A gelatina é um alimento muito consumido pelos brasileiros, principalmente por seu sabor adocicado. Ela pode ser usada como sobremesa, lanche ou como um dos ingredientes para fazer diversas receitas.

Porém, algumas pessoas como, os veganos, por exemplo, não podem consumi-la já que é fabricada a partir do tutano do boi e para aqueles que querem perder peso, a gelatina comum pode ser um problema já que é rica em açúcar.

Mas há uma boa alternativa. Uma gelatina chamada Ágar Ágar feita a partir de algas marinhas vem se tomando espaço no mercado e agradando a gregos e troianos por conta de todos os seus benefícios.

Quer saber mais sobre ela? Então continue a sua leitura e descubra todas as vantagens do seu consumo!

O que é a Ágar Ágar?

Essa alga foi extraída pela primeira vez no Japão em 1650 por um mero acaso. Depois disso, todos da região passaram a usá-la em suas refeições por notarem um benefício que ela pode trazer. Ela não consegue ser absorvida pelo corpo humano se ingerida ao natural. A gelatina em si é uma mistura de dois tipos de carboidratos: a agoropectina e a agarose

Quais os benefícios da gelatina ágar ágar?

gelatina ágar ágar

Gelatina ágar ágar

1. É rica em fibras

100 gramas da planta contém 80% de fibras, ou seja, é uma quantidade bastante significativa e oferece diversas vantagens.

A primeira delas é o fato de que as fibras ajudam na perda de peso. Essas fibras conseguem oferecer maior sensação de saciedade e preenchem mais rapidamente o estômago. Portanto, comer gelatina de Ágar Ágar um pouco antes das refeições, por exemplo, pode fazer com que você coma menos e sinta menos fome durante o dia.

A segunda é o fato de ser muito útil em pessoas com problemas de constipação intestinal, a popular prisão de ventre. As fibras facilitam a passagem do bolo fecal e assim, evita-se as dores, formação de gases e demais desconfortos.

2. A Ágar Ágar é fonte de proteínas

Para aqueles que praticam musculação ou mesmo outro tipo de atividade física, essa gelatina pode se tornar uma ótima fonte de proteínas. Esse nutriente é essencial para a construção muscular e assim, a hipertrofia desejada só é alcançada quando você oferece uma quantidade ideal para o seu organismo.

3. Ajuda no controle da pressão arterial

Que temos que reduzir a quantidade de sódio dos alimentos, ou seja, de sal, para controlar a pressão arterial muita gente sabe. O que poucos conhecem é o fato de que a ingestão de potássio também pode ser tão eficiente quanto. Assim, muitos medicamentos para hipertensos são feitos à base desse mineral.

Por exemplo, apenas 2 gramas de potássio consegue fazer a pressão cair 3,49 mmHg da pressão sistólica e 1,96 mmHg da diastólica. Isso significa que, uma pessoa com a pressão arterial em 14 por 9, ao ingerir essa quantidade de potássio, consiga reduzi-la a 13 por 8.

4. Auxilia na prevenção da anemia

A Ágar Ágar é rica em ferro, portanto, se alimentar dessa gelatina ajuda na prevenção da anemia ferropriva. O corpo precisa de ferro para produzir a hemoglobina que é a principal célula do nosso sistema sanguíneo.

Isso torna-se essencial, por exemplo, para aqueles que praticam atividades físicas. Sem o ferro, o oxigênio não consegue se fixar à hemoglobina e assim, os tecidos ficam sem esse gás causando fadiga e dificuldade para respirar rapidamente.

Como preparar a Ágar Ágar?

A preparação dessa gelatina é feita como todas as outras, assim, não há mistério. Você pode misturá-la a frutas, dentre outros alimentos para deixar o prato ainda mais saudável.

Encontrar o pó da gelatina é bem fácil e você pode conseguir em lojas de produtos naturais ou de produtos orientais e também em grandes redes de supermercados. Para não precisar fazer a gelatina e ter os mesmos benefícios, a alga também pode ser encontrada na forma de cápsulas.

A Ágar Ágar é uma gelatina bastante saudável, mas muito se fala sobre as de origem animal. Descubra mais sobre esse alimento e tire as suas dúvidas!