Bem Estar Valdeni Duarte

Adrenalina: O Que é, e Quais as Suas Funções.

Você já pode ter ouvido essa palavra dentro de um hospital, no setor de emergência, ou e filmes e seriados que falam sobre saúde. A adrenalina é um hormônio muito utilizado em situações extremas para fazer o corpo responder a um determinado estímulo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra tudo sobre essa substância!

O que é adrenalina?

adrenalina para que serve

A adrenalina é um hormônio que é fabricado pelo nosso próprio corpo e o órgão responsável por isso são as glândulas suprarrenais. Elas sintetizam e liberam essa substância em resposta a uma situação de estresse como, por exemplo, se deparar na rua com um cachorro enorme do que você precisa correr o mais rápido que puder.

Todo esse mecanismo faz parte do nosso sistema chamado de “Luta e Fuga”. Quando ele é ativado pela liberação da adrenalina, ocorrem muitas alterações no nosso corpo: os batimentos cardíacos aceleram, há a contração dos vasos sanguíneos e as vias aéreas dilatam-se para aumentar a passagem de oxigênio.

Como funciona o sistema de Luta e Fuga?

O sistema ganhou esse nome justamente por conta da nossa reação a reações estressantes: ou ficamos e enfrentamos ou fugimos, tudo guiado por um instinto de sobrevivência que temos guardado no nosso cérebro.

Tudo no nosso corpo é modificado para levar mais oxigênio para os pulmões e mais sangue para os músculos gerando assim, condições para nos defender de algum tipo de ataque, seja ele interno ou externo.

Ao nos depararmos com algum perigo, o hipotálamo – fica localizado no cérebro – logo identifica a situação e envia mensagens para que as glândulas suprarrenais produzam e liberem a adrenalina.

Adrenalina: Para Que Serve e Quais as suas funções?

1. Aumento da força

Por conta da grande quantidade de sangue sendo enviada para o sistema muscular e pela dilatação das vias aéreas, podendo assim gerar mais oxigênio, o músculo consegue ficar mais forte. Ele tem nesse momento um aporte incrível de todos os nutrientes necessários para promover maior resistência.

2. A adrenalina estimula a secreção de outros hormônios

Quando a adrenalina é liberada, outros hormônios também precisa ser lançados na corrente sanguínea já que eles são necessários para ativar os outros sistemas do corpo. O glucagon, a insulina e a gastrina são alguns deles.

Também há o estímulo da liberação de glicose no plasma sanguíneo, afinal de contas, ela é a principal fonte de energia do nosso corpo e seria impossível pensar em todas essas alterações acontecendo no nosso corpo sem a presença dessa substância.

3. Trata algumas patologias

O uso médico da adrenalina é bastante comum e a droga foi sintetizada em laboratório em 1904. Foi utilizado em larga escala para tratar um problema grave chamado anafilaxia ou choque anafilático.

Essa ocorrência é a consequência de um processo alérgico rápido e que acontece por diversas causas sendo a mais comum o consumo de certos medicamentos ou alimentos. É o caso, por exemplo de pessoas que têm alergia ao camarão ou ao amendoim, veneno de abelha, dentre outros casos.

Depois de algum tempo e diversos estudos, foi possível notar que essa substância também era capaz de ajudar em situações como paradas cardíacas já que ela acelera os batimentos do coração e também estimula o próprio músculo desse órgão. É muito usada em situações onde a vida do indivíduo está em risco.

Esse medicamento não deve, em nenhuma hipótese, ser administrada por uma pessoa que não seja devidamente habilitada. Uma descarga de adrenalina causa uma sensação extrema e intensa que, nas mãos erradas, pode causar a morte de alguém.

[Vídeo] Adrenalina Benefícios e Malefícios

Leia Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre a adrenalina e entender como ela funciona? Caso queira ficar por dentro de assuntos como esses, siga a nossa página no Facebook e fique sempre atualizado!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.