Açúcar de Coco: Propriedades e Diferenças Entre Mascavo e Refinado

As lojas de produtos naturais são cada vez mais procuradas pelos consumidores. Depois que as pessoas se deram conta do quanto alimentos industrializados podem fazer mal à saúde, elas passaram a buscar opções mais saudáveis para substituir os nutrientes que já fazem parte do dia a dia. Um dos alimentos que vem fazendo parte do cardápio dos brasileiros é o açúcar de coco.

Você já deve ter ouvido falar sobre ele e, se não ouviu, ainda vai ouvir. A maioria das lojas de produtos naturais já vendem esse alimento e também algumas grandes redes de supermercado devido a sua procura.

Saiba agora um pouco mais sobre esse tipo de açúcar, seus benefícios e se ele realmente é mais saudável que o açúcar comum!

Propriedades do açúcar de coco

Ao contrário do que se pensa, o açúcar de coco não é feito a partir da fruta e sim da seiva encontrada quando é feito um corte na flor do coqueiro. Essa seiva é colocada para desidratar e assim, transforma-se em pequenos cristais utilizados para adoçar os alimentos.

Propriedades do açúcar de coco

PROPAGANDA

O grande diferencial do açúcar de coco é o fato de passar por poucas etapas de processamento e não leva nenhum tipo de conservante e também não há nenhum tipo de refinamento para fabricá-lo. Assim, temos um adoçante com uma quantidade potencialmente menor de aditivos químicos.

Por conta disso, o açúcar de coco permanece com a maior parte de seus nutrientes intactos. Assim, ele possui porções significativas de vitamina B3, vitamina B6, vitamina B1 e também sais minerais como o zinco, o ferro, o potássio e o magnésio. Em 100 gramas do açúcar é possível encontrar apenas 400 calorias!

Bons motivos para consumir açúcar de coco

Controla a ansiedade

A ansiedade é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por sentimentos de medo e preocupação exagerados. Essas emoções são tão fortes que atrapalham o convívio social do indivíduo com a família e todos ao seu redor. O transtorno de ansiedade pode causar ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.

Um dos sintomas da ansiedade é a busca, de forma desesperada, por alimentos ricos em açúcar refinado. Isso porque essa substância consegue liberar endorfinas, mas prejudica significativamente a saúde por aumentar os níveis de insulina na corrente sanguínea. Uma boa alternativa nesse momento é sempre consumir alimentos que tenham açúcar de coco.

É claro que o uso desse tipo de açúcar é apenas um paliativo e você deve buscar ajuda profissional marcando uma consulta com o psiquiatra.

Aumenta o ganho de massa muscular

Quando há um excesso de glicose na corrente sanguínea, muitas vezes causado pela ingestão de carboidratos de elevado índice glicêmico, a insulina transforma esse excesso em células de gordura, aumentando assim o tecido adiposo.

Como o açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, não libera tanta insulina e, consequentemente, evita-se o crescimento do tecido adiposo. Dessa forma, é possível colocar um carboidrato saudável na dieta e melhorar assim o desempenho durantes os treinos.

O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico

Já citamos bastante o termo “índice glicêmico”, mas ainda não explicamos do que ele se trata. Quando dizemos que um alimento possui baixo ou alto índice glicêmico, estamos nos referindo a sua capacidade de liberar ou não grandes quantidades de insulina no sangue.

Alimentos com baixo índice glicêmico são a melhor opção para qualquer pessoa, pois, além de reduzir as taxas de gordura localizada, também diminuir as chances do desenvolvimento de doenças como o diabetes.

Ajuda a perder peso

Algumas pessoas ficam frustradas com as dietas quando percebem que terão que abandonar uma série de alimentos, especialmente o açúcar. Porém, com tantas opções no mercado isso não é necessário: é possível fazer substituições simples e saborosas. Uma dessas opções é o açúcar de coco que aumenta a saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal.

Diferenças entre açúcar de coco, mascavo e refinado

Das 3 opções de açúcares citados acima, a pior opção é, sem dúvidas, o açúcar refinado. Ele não possui quase nenhum nutriente já que todo o processo químico associado ao refino remove nutrientes importantes. Assim, ficamos na dúvida entre o açúcar de coco e o açúcar mascavo.

açúcar de coco e o açúcar mascavo

As duas opções são igualmente saudáveis em questões nutricionais. Tanto um quanto o outro não passam por muitos processos de refinamento. E, apesar do mascavo ser rico em ferro, o açúcar de coco apresentam mais vantagens. Ele consegue, por exemplo, adoçar tanto quanto o açúcar refinado, necessitando assim de uma menor quantidade. Além disso, o açúcar mascavo tem praticamente o mesmo índice glicêmico que o comum.

Quantidade recomendada de açúcar

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade máxima de açúcares que devemos ingerir por dia é de, no máximo, 5% do total de calorias diárias. No caso de uma dieta padrão de 2 mil calorias, essa porcentagem representa 1 colher de sopa e ½ de açúcar de coco.

Leia Também:

  Óleo de Côco Natural, Benefícios e Como Fazer

  Água de Coco: Propriedades, Benefícios e Dicas

•   Adoçante: qual a melhor marca? Faz mal? É melhor que açúcar? Confira!

Qual açúcar você costuma consumir e por qual motivo? Compartilhe a sua opinião com a gente sobre o assunto!

PROPAGANDA