Dietas Wilder Patric

Açaí: conheça os principais benefícios para a saúde.

As frutas exóticas, isto, é, aquelas não tão consumidas e encontradas à venda nos supermercados, estão se tornando cada vez mais populares, e o açaí não é uma exceção. Anunciado como um superalimento, o açaí é rico em nutrientes, o que torna essa fruta muito benéfica à nossa saúde. Neste artigo falarei o seguinte sobre açaí: benefícios, origem, e mais algumas informações essenciais. De que maneiras o açaí nos beneficia? E o que é melhor: suco de açaí ou polpa? Continue sua leitura e descubra!

Açaí: de onde surgiu?

A origem do açaí é a América do Sul e Central, onde eles foram usados ​​como alimento básico O Açaí se tornou extremamente popular nos últimos anos e sua reputação é bastante controversa: enquanto essa fruta certamente contêm uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes, as alegações feitas por muitos comerciantes, os quais oferecem bebidas e lanches com açaí dizendo ser uma super alimento, são muitas vezes enganosas ou mesmo mentirosas. Há anúncios, por exemplo, nos quais é dito que o  Açaí ajuda a perder peso, afirmações postas sem nenhuma base científica. É por isso que você deve ter cuidado ao comprar produtos que prometem resultados milagrosos, aliás.

acai origem

No entanto, o que foi dito acima não significa que o açaí seja inútil, também não é pra tanto. Essa fruta é rica em nutrientes e até famosa por seus altos níveis de antioxidantes. Como o Açaí cresce apenas em certas regiões, seu transporte é um desafio, e sua curta vida útil torna difícil encontrá-lo fora das áreas em que é cultivado. É por isso que em muitos países o açaí está disponível apenas na forma de purês ou sucos.

Açaí: benefícios para a saúde

As duas formas de Açaí disponíveis diferem em seus valores nutricionais e biodisponibilidade. No entanto, o perfil nutricional da própria fruta apresenta abundância de antocianinas, que são antioxidantes e os químicos responsáveis ​​pela cor profunda do açaí. Existem também outros nutrientes e minerais – cromo, cobre, zinco, ferro e vários outros compostos, que são encontrados em quantidades vestigiais, no entanto. Portanto, há dois fatos interessantes sobre a composição do açaí: são frutas ricas em antioxidantes e surpreendentemente ricos, para uma planta, em gordura saturada.

beneficios do acai

 

Efeito antioxidante

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA e outras organizações responsáveis ​​que apresentaram uma lista de pontuações de alimentos selecionados, o açaí é caracterizado por uma capacidade de absorção de radicais de oxigênio muito maior do que a encontrada em cranberries e mirtilos. No entanto, deve-se notar que a polpa de açaí aumenta o nível de antioxidante no sangue mais do que o suco de açaí, o que significa que a polpa é preferida ao suco quando se trata de absorção no sistema digestivo.

Colesterol e LDL

O Açaí pode reduzir os níveis de colesterol total e LDL, sugere um estudo com animais. Outro estudo demonstrou que a ingestão de açaí duas vezes ao dia por 30 dias pode reduzir o LDL e o colesterol em humanos. No entanto, é também digno de nota que os resultados do estudo podem revelar-se enganosos, uma vez que foi financiado por um fornecedor de açaí, e havia apenas 10 voluntários, sem grupo controle.

Aumenta a função cerebral

No decorrer do envelhecimento, o cérebro fica danificado e os antioxidantes encontrados no Açaí podem ajudar a proteger o cérebro. Inflamação e oxidação são problemas associados à deterioração do cérebro e têm um impacto sobre a aprendizagem e a memória. Existem vários estudos sugerindo que o açaí é benéfico para o cérebro, pelo menos em roedores.

O açaí in natura bem como o seu suco são uma boa fonte de antioxidantes – na verdade, é a principal razão por que eles têm a reputação de um superalimento saudável. No entanto, muitas alegações, como a possibilidade de curar o câncer e outras doenças, não são comprovadas, e mais pesquisas são necessárias para determinar se existem outras propriedades medicinais do açaí.

Fornece energia

Como muita gente já sabe e sem que sejam necessários estudos clínicos para comprovar isso, o açaí é uma “bomba energética” natural e, ao contrário do que os anúncios de alguns comerciantes dizem relacionando a fruta ao emagrecimento, ele faz engordar se consumido em excesso.

Porém, se formos analisar, o açaí pode sim estar ligado ao emagrecimento de acordo com o seguinte ponto de vista: precisamos de energia para nos exercitar. Quando tomamos açaí, recebemos o combustível necessário à realização de atividades físicas e isso, de fato, pode nos auxiliar na perda de peso. Porém, emagrecer só será possível se a quantidade de calorias queimadas quando estivermos exercitando exceder às calorias ingeridas no açaí.

Bom, então é isso. Vou concluindo esta matéria sobre os benefícios do açaí na esperança de que tenha sido esclarecedora e útil. Qualquer dúvida, basta enviar um comentário. Até a próxima!

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.