Abóbora: Benefícios e Como Fazer o Suco.

São muitos os alimentos que beneficiam a nossa saúde. Normalmente, nos cardápios saudáveis, seja para perder peso ou manter a boa forma física, frutas e legumes são essenciais. Por essa razão, hoje vou compartilhar com vocês os benefícios da abóbora, quais vitaminas ela possui e ainda te ensinar a fazer um delicioso suco. Confira a partir de agora!

Abóbora é fruta?

Talvez você ache estranha essa pergunta, mas, na verdade, muitas pessoas se questionam se a abóbora é uma fruta. Por incrível que pareça, abóboras são consideradas frutos e não legumes como a maioria de nós pensa.

suco de abobora beneficios

A principal diferença entre um fruto e um legume é que o primeiro possui semente, enquanto o segundo não. Assim sendo, uma vez que ao partir vemos uma quantidade enorme de sementes, tal alimento é considerado sim uma fruta e não um legume.

Benefícios da abóbora

Para melhor entendermos os benefícios desse fruto, vou listar os principais nutrientes encontrados na abóbora e qual vantagem cada um oferece:

Potássio: resumidamente, é amigo dos músculos e, por isso, é ideal para tirar a tensão muscular e prevenir caimbras, por exemplo.

Carboidratos: são encontrados não apenas na abóbora, mas em todas as frutas e vegetais. Servem para dar energia ao organismo, mas se consumidos em excesso, transformam-se em gordura acumulada.

Fibra Alimentar: além de ter deixarem saciado(a), pois aumentam de tamanho no estômago, as fibras facilitam o processo digestivo e regulam as atividades do intestino.

Proteínas: são o material utilizado na construção do tecido muscular, ou seja, são indispensáveis tanto na manutenção dos músculos quanto se o objetivo for ganhar massa magra.

Vitamina A: ajuda na prevenção de problemas da visão, dá um auxílio no processo de crescimento, auxilia também na boa formação dentária, ajuda o corpo a produzir colágeno, tem influência no combate de células cancerígenas.

Vitamina C: normalmente é encontrada em frutas cítricas, mas também existe em pequenas quantidades na abóbora. Entre seus principais benefícios estão a melhoria do sistema imunitário, da capacidade de cicatrização e do Ph corporal.

Vitamina D: ajuda os músculos a se contraírem melhor e, portanto, faz bem ao coração, além de dar força. Também tem papel relevante no controle do diabetes.

Vitamina B6: é boa para a memória, deixa a pele mais saudável, oferece alívio às mulheres na temível tensão pré-menstrual, é um antidepressivo natural, previne contra anemia.

Magnésio: outro nutriente que a abóbora tem em sua composição, o qual vai ajudar o organismo a produzir e transportar energia e proteínas. O magnésio também faz a musculatura contrair e relaxar mais facilmente.

Suco de abóbora: aprenda como fazer

É comum o preparo da abóbora pelo cozimento, o que é de conhecimento geral, aliás. Porém, uma vez que estamos falando de um fruto, quer dizer que é possível prepararmos um suco muito saudável.

Para Fazer o Suco de  abóbora Você só vai precisar de:

  • abóbora madura picada – 1 xícara
  • laranja – 1 unidade
  • água – 1 copo de 250 ml

O preparo é simples e rápido. Coloque todos os ingredientes que listei acima no liquidificador, processe-os até que o suco esteja pronto e já pode tomar. Lembrando que não existe a necessidade de adoçar. Se preferir, você pode coar o suco de abóbora, pois algumas pessoas não gostam das fibras presentes no mesmo.

Obs.: há outras receitas que utilizam a abóbora cozida (como se fosse suco de polpa). Nesse caso, basta cozinhar o fruto, amassar, colocar em um saquinho e por no congelador. Depois você pode bater com água ou com leite.

Viu só quantos benefícios a abóbora tem a oferecer à sua saúde? Então não deixe de consumir esse poderoso alimento!