Abiu Amarelo Fruta, Propriedades, Como Comer e Fazer o Chá.

O Brasil é um país muito variado e muitas vezes nós não conhecemos tudo o que ele pode oferecer, como é o caso das frutas, apesar de ter algumas que são mais populares, como a banana, maçã, abacaxi e manga. Também existem as frutas regionais e as exóticas, que são conhecidas mais nas regiões onde são nativas. Esse é o caso do Abiu Amarelo, fruta típica da região amazônica e que tem sabor adocicado e inconfundível.

Se você nunca ouviu falar nessa fruta, ou seu quer saber mais sobre seus benefícios e forma de consumo, continue lendo esse artigo!

O que é?

Apesar do nome diferente e o Abiú Amarelo é uma fruta típica do Amazonas e é muito plantada em pomares caseiros. A sua árvore pode chegar a ter 10 metros de altura, e além do fruto típico, também tem flores na cor amarela ou verde claro, que fazem com que ela seja notada facilmente.

Abiu Amarelo Fruta

Mesmo sendo típica da região amazônica ela também pode ser encontrada no Peru e cultivada em todo o Brasil, pois se adapta facilmente ao clima onde é inserida.

PROPAGANDA

A fruta Abiu Amarelo tem esse nome por causa da cor de sua casca, que é um amarelo ovo, além disso, ela possui uma polpa de látex que gruda um pouco na boca quando se está comendo. Para saber se a fruta está madura, basta observar sua casca, que fica de cor amarelo forte e lisa.

Propriedades do Abiu Amarelo

A polpa da fruta é adocicada, o que faz dela uma fruta muito saborosa, apresenta sementes de cor escura, que contrastam com a polpa que tem cor branca ou amarelo claro. As sementes podem ser utilizadas para replantar a árvore de Abiu Amarelo.

As propriedades dessa fruta são muitas, pois ela é rica em vitaminas do complexo B, como a B1, vitamina B2 e B5. Além disso, ela possui também vitamina C, que é um poderoso antioxidante e traz muitos benefícios para a pele.

Outros nutrientes também estão presentes nessa fruta, como sais minerais como o fósforo, cálcio e ferro. E por causa de todos esses nutrientes que ela também é considerada uma planta medicinal.

Para que serve?

O Abiu Amarelo é uma planta medicinal que ajuda na cura de diarreias, malária, Otite, terçol, bronquite, problemas pulmonares, inflamações na pele, além de benefícios que ajudam a aumentar a imunidade e diminuir febres.

Existem diversos tipos de usos para o Abiu Amarelo, uma para cada tipo de problema que você queira solucionar com ele. Abaixo falaremos melhor sobre cada um deles.

Como usar o Abiu Amarelo

Mesmo sendo uma fruta, o Abiu Amarelo não é utilizado comumente como uma fruta incluída diariamente na alimentação. Seu uso é em grande maioria para fins medicinais, podendo ser feito chás, sucos e até mesmo imersões.

Veja alguns dos principais usos dele e como aproveitar o melhor de cada qualidade dessa fruta:

Abiu para Terçol

Faça o chá de abiu amarelo e coloque duas gotas em cada olho. O chá não deve ter açúcar e deve estar frio. Além disso, utilize no máximo por uma semana, se não melhorar, procure um médico.

Para Otite

Faça o chá e ainda morno coloque em compressas. Coloque sobre o ouvido até esfriar.

Para pneumonia

Tome de duas a três xícaras por dia de chá de abiu. Mas lembre-se que o uso do chá deve ser com orientação médica e em parceria com o tratamento recomendado pelo médico. O chá ajuda a aliviar as vias respiratórias, amenizar a tosse e diminui a febre.

Para prisão de ventre e regular o intestino

A polpa da fruta pode ser utilizada para regular o intestino, pois possui fibras que ajudam a evitar a prisão de ventre e melhoram o metabolismo. Já a casca da fruta é boa para acabar com a desinteria.

Para infecções

As sementes do Abiu Amarelo pode se transformar em óleos que ajudam a curar infecções e ajudam a agilizar a cicatrização.

Como comer o Abiu Amarelo?

abiu amarelo como comer

Você ainda pode consumir essa fruta in natura, pois sua polpa é bem doce e possui muitos nutrientes importantes para o nosso corpo. Ela ainda pode ser utilizada para fazer sucos, sorvetes, doces, geleias e em outros tipos de receitas.

Receita do Chá de Abiu

O Chá de Abiu Amarelo pode ser utilizado para consumo quente, em compressas mornas ou nos olhos, frios. Veja a como fazer esse chá e aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer

Ingredientes

  • Casca de Abiu Amarelo
  • Água

Como fazer: Em um recipiente coloque a água para ferver, antes de levantar fervura coloque a casca de abiu amarelo e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo, deixe em infusão por alguns minutos e depois coe a mistura. Para consumir, se quiser, pode adoçar com mel.

PROPAGANDA