Abacaxi benefícios: perda de peso, cabelo, pele, digestão e mais

As frutas além de deliciosas podem trazer vários benefícios ao nosso corpo, pois são ricas em nutrientes. Muitas pessoas quando consomem uma fruta não fazem ideia de como ela pode ser benéfica ao corpo e é por isso que a seguir eu irei falar um pouco sobre os benefícios do abacaxi uma deliciosa fruta que é muito consumida no Brasil.

Você já comeu abacaxi? Sabe todos os benefícios desta fruta e quais são os tipos mais comuns no Brasil? Pois então este artigo é para você, continue conosco e confira tudo sobre ele a seguir.

O que é?

O abacaxi é uma das frutas mais refrescantes que temos à nossa disposição aqui no país, pois esta fruta é deliciosa e pode ser consumida de várias formas a fim de refrescar o calor ou dar um sabor a mais as nossas receitas. Com o abacaxi é possível preparar bebidas, receitas doces e salgadas e ainda é possível consumir in natura. Em todas as formas poderá trazer vários benefícios ao corpo humano.

Abacaxi: benefícios

abacaxi beneficios

As pessoas que consomem abacaxi podem obter uma saúde melhor, pois esta fruta irá auxiliar até mesmo na digestão e no combate a inflamações. Mas é claro que os benefícios do abacaxi não acabam por aí, você ainda poderá obter vários outros benefícios com essa fruta, como podemos destacar:

PROPAGANDA

Ajuda na perda de peso

As pessoas que estão em busca da perda de peso podem ter o abacaxi como um aliado, visto que ao consumir esta fruta após as principais refeições do dia é possível perder alguns quilinhos, pois ele é rico em água e fibras e por isso irá auxiliar para aumentar a saciedade.

Além do mais, o abacaxi também irá diminuir a vontade de comer doces.

Melhora o cabelo e a pele

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C por isso o consumo dele pode deixar os cabelos e a pele mais bonitos, pois esta é uma fruta que ajuda a aumentar a produção de colágeno e ainda ajuda a combater os radicais livres ajudando a hidratar o cabelo e a pele e a manter aparência rejuvenescida.

Melhora a digestão

O abacaxi ajuda a melhorar a digestão até mesmo após comer exageradamente e se sentir mal. Além do mais, por ser rico em fibras o abacaxi também irá melhorar o funcionamento do intestino.

abacaxi vitaminas

Colabora para a saúde dos Ossos

Quem consome uma boa quantidade de abacaxi irá conseguir ter ossos mais saudáveis, pois ele é rico em manganês. Assim ele também irá ajudar a prevenir a osteoporose em mulheres que já passaram pela menopausa.

Melhora o sistema imunológico

Em apenas uma fatia de 100 gramas de abacaxi é possível obter cerca de 80% da quantidade de vitamina C que nós necessitamos diariamente, por isso esta fruta irá auxiliar para melhorar o sistema imunológico ajudando a prevenir gripes, resfriados, doenças cardíacas e várias infecções.

Tipos de abacaxi

Muitas pessoas não sabem, mas existem vários tipos de abacaxi e é por isso que a seguir eu irei falar um pouco sobre os mais consumidos.

Abacaxi pérola

Este é um dos tipos de abacaxi mais indicado para comer in natura, pois ele é muito doce e saboroso. Possui a polpa clara e com baixa acidez, porém seu preço poderá chegar ao supermercado com um valor mais alto que outros tipos da fruta.

Abacaxi Havaí

Este é o tipo de abacaxi mais cultivado em todo o mundo. Ele possui a cor entre o amarelo e o laranja e é pequeno comparado ao abacaxi pérola. A polpa desta fruta possui alta acidez, porém é muito doce. É destinado principalmente a indústria alimentícia.

benefícios do abacaxi

Pode comer na gravidez?

Como o abacaxi é uma fruta muito ácida algumas mulheres ficam em dúvida se podem ou não fazer uso desta fruta durante a gravidez e a resposta é sim. O abacaxi não só pode como deve ser consumido na gravidez, pois as frutas são muito recomendadas neste período.

Contudo é necessário tomar cuidado e não consumir esta fruta em excesso. Consulte o seu nutricionista para que ele possa dizer qual é a quantidade de abacaxi diária que você pode consumir.

Receita

E se você gosta de abacaxi confira a seguir como preparar uma deliciosa receita de gelado de abacaxi.

Você vai precisar de

  • 1 abacaxi
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 envelope de gelatina de abacaxi
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 copos de água

Modo de fazer

Primeiro você deverá preparar a gelatina de abacaxi conforme as orientações da embalagem. Em seguida você deverá picar o abacaxi em pequenos cubos e levar ao fogo com água e açúcar para que ele dê uma leve cozinhada por aproximadamente 20 minutos. Bata o leite condensado, o creme de leite e a gelatina no liquidificador até virar uma mistura homogênea, depois você deverá acrescentar esta mistura no abacaxi cozido mexendo bem.

Em seguida é só levar o doce a geladeira por aproximadamente 5 horas e o seu gelado de abacaxi estará pronto para ser consumido.

PROPAGANDA