Bem Estar Exercicios Para Emagrecer

10 Benefícios da Natação Para Saúde.

10 Benefícios da Natação Para Saúde.
5 (100%) 7 votes

Que os exercícios físicos proporcionam uma série de benefícios você sabe. A natação, por exemplo, uma atividade muito completa, que não só ajuda no tratamento de doenças respiratórias como também protege o nosso corpo de diversas doenças.

Quer saber mais sobre essa atividade física? Então veja abaixo todos os principais benefícios que ela é capaz de proporcionar!

Os principais benefícios da natação

natação beneficios

Natação: Benefícios

1. Reduz os transtornos da artrite

A artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações. Ela acontece por diversos motivos e é mais prevalente em idosos. A doença desgasta os tecidos moles que ajudam a amortecer o impacto dos ossos e também a dar maior liberdade aos movimentos.

Por conta dos movimentos que a natação proporciona, essa atividade ajuda o corpo a liberar mais líquido sinovial nas articulações e assim, elas se lubrificam e reduzem as dores causadas pela artrite.

2. A natação melhora a memória

Quem tem casos de Doença de Alzheimer na família precisa se cuidar desde muito jovem. Uma das formas de preveni-la é investindo na natação.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos reuniu diversos jovens nadadores com idades acima de 25 anos e foi constatado que eles apresentavam uma memória melhor que outras pessoas com a mesma idade que não praticavam o esporte.

Uma forma clara de verificar isso foi perceber que a velocidade dos estímulos nervosos de um nadador com 80 anos era equivalente à de uma pessoa 30 anos mais jovem!

3. Não causam impacto

Ao contrário de alguns exercícios como musculação e corrida, a natação não causa impacto articular e, por isso, pode ser considerado o esporte que menos causa lesão muscular, articular ou óssea. Por ser praticada na água, a modalidade consegue oferecer esse benefício.

Porém, é preciso ter atenção à frequência da prática já que pode causar lesão por esforço repetitivo.

4. Proporciona fortalecimento muscular

Pode ser que você não consiga hipertrofia praticando natação, mas certamente seus músculos ficarão mais fortes e mais definidos. Os resultados aparecem mais rapidamente quando comparamos a outro exercício aeróbico como a corrida. Afinal de contas, a resistência da água é 12% maior que a do ar.

5. Melhora a coordenação motora

É uma atividade física excelente para aqueles que estão alcançando a melhor idade. Nós, com o passar dos anos, vamos perdendo a coordenação motora e também a noção de espaço – a propriocepção. Por conta disso, a natação pode ser ideal para os idosos, reduzindo, inclusive, o risco de quedas.

6. Ajuda a perder peso

Quer perder aqueles quilos a mais, mas não gosta nem um pouco de academia e ambientes fechados? A natação pode ser uma excelente opção para proporcionar emagrecimento de forma mais rápida. Quer ficar com o corpo em dias em menos tempo? Alie isso a uma alimentação equilibrada.

7. Ameniza problemas alérgicos

Estudos mostram que 30% da população adulta mundial possui algum tipo de alergia e a rinite é a mais prevalente. A natação é importante nesse processo, especialmente se mora em um local onde o clima é muito seco. O ar úmido da piscina ajuda a amenizar os problemas.

8. Controla o colesterol

A natação está dentro do grupo de exercícios que beneficiam o sistema cardiorrespiratório. A prática dessa atividade aeróbica ajuda a controlar os níveis de colesterol, aumentando o bom – HDL – e reduzindo o ruim – o LDL. Se você é hipertenso e quer praticar esse esporte, consulte um médico primeiro.

9. Diminui o risco de diabetes

A diabetes é uma doença crônica e que não tem cura. Ela é causada pelo excesso de glicose circulando na corrente sanguínea e pela baixa de insulina – hormônio responsável por retirar esse nutriente do sistema circulatório.

Quando praticamos exercícios aeróbicos como a natação, a glicose é gasta mais rapidamente evitando assim que ela fica numa taxa maior que a normal.

10. Melhora a saúde mental

Além de todos os benefícios citados acima, a natação ainda consegue melhorar a sua saúde mental. A prática de exercícios físicos libera substância de prazer no nosso cérebro e nos sentimos satisfeitos após fazê-los. O outro benefício é a nossa autoestima que aumenta com o nosso corpo mais bonito e saudável.

Leia Também:

A Natação é Considerado um dos Melhores Exercícios Para a Coluna.Veja!

Viu quantos benefícios a natação pode proporcionar? Se você ainda está sedentário, veja todos os problemas que esse comportamento pode causar!

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.