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Fibras Alimentares | Quantidade Recomendada, Orientações e Dicas

Fibras Alimentares | Quantidade Recomendada, Orientações e Dicas
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Você certamente já ouviu alguém dizer que as fibras são fundamentais para o nosso organismo e que devemos consumi-las abundantemente. Isso é a mais pura verdade, mas por que? Que tal entender um pouco mais a respeito desse grupo alimentar, para poder usufruir dele com sabedoria e conhecimento? Vem conferir que tem mais no texto a seguir!

Fibras: Um Verdadeiro Paradoxo

Talvez você não saiba, mas as fibras não fornecem nenhum tipo de nutriente para o nosso organismo. Isso mesmo! Elas são prescritas nas dietas de qualquer nutricionista gabaritado, mas mesmo assim não fornecem elementos nutricionais para o nosso corpo. Sendo assim, por que elas são tão importantes para a gente?

Para entender isso é preciso compreender o que é a fibra! As fibras alimentares nada mais são do que os esqueletos dos vegetais, que são formados por celulose. O corpo humano não é capaz de digeri-las, então elas se tornam auxiliares da nossa digestão! Isso mesmo! Elas nos ajudam a digerir melhor o alimento e também a eliminá-los mais rapidamente aproveitando ainda assim todos os seus nutrientes, através de um trânsito intestinal funcional!

Uma dieta rica em fibras garante perda de peso, fim de problemas como a prisão de ventre e a absorção de todos os nutrientes que são necessários para a nossa saúde!

Que Alimentos São Mais Ricos em Fibras?

Os alimentos mais ricos em fibras são as frutas, os vegetais, o pão integral, as nozes, os legumes, os cereais integrais e também os seus farelos, que são uma fonte rica desse elemento alimentar.

fibras alimentos

A dieta dos ocidentais conta com baixíssimas quantidades de fibras. Comemos muito mais a massa de alimentos refinados do que o alimento propriamente dito, além de comermos carne demais. Não é por acaso que sofremos tanto com males como constipação intestinal, diverticulite, hemorroidas e outros males como problemas do coração e câncer de cólon, por exemplo.

Quantidade de Fibras Recomendada

A Organização Mundial da Saúde recomenda que consumamos todos os dias no mínimo 30 gramas de fibra! A maioria dos brasileiros não alcança toda essa quantidade de fibras em sua alimentação diária e segundo o Estudo Nacional de Despesa Familiar promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro normalmente se consome no máximo 20 gramas de fibras diariamente.

 Ajudam a Emagrecer?

Sim! Por várias razões diferentes e interessantes! A primeira é que elas não são digeridas pelo organismo, então não nos engordam, mas ainda assim nos fazem sentir mais saciados, o que evita que comamos mais. Outro fator a se observar é que elas são capazes de diminuir a quantidade de calorias dos alimentos que você consome, de acordo com alguns centros de pesquisas americanos.

Também é sabido que as pessoas que consomem mais fibra absorvem menos gordura e proteína, elementos que quando consumimos demais prejudicam nossa saúde e bem estar!

Mas não Exagere…

Não é necessário ultrapassar a quantidade de fibras recomendada! Até porque elas liberam o trânsito intestinal, então você acabaria ficando mais tempo no banheiro do que gostaria!

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